PORTO DE GALINHAS - Por um Participante - Hoteleiro


O Curso de Revenue Management teve início com a participação dos Diretores e Gestores inscritos para o evento.
Recebidos pelo palestrante Rui Ventura, com a cordialidade de um bom anfitrião e a desenvoltura de um mestre de cerimônias, o evento foi liderado com a dinâmica de apresentação do conteúdo  e reencontro de amigos que fazem parte do Trade Hoteleiro de Porto de Galinhas.

A sala lotada de líderes e com a expectativa de ter seu entendimento,  domínio  e administração das receitas geradas, e a projeção de que números positivos sejam cada vez mais frequentes em suas unidades.  As dicas e reflexões sobre cada tema repassadas e discutidas durante o evento pelo Mestre e Consultor Rui Ventura, foram aproveitadas e mescladas com os relatos e experiências vivenciadas pelos hoteleiros locais, para que a parcela da receita gerenciada pelos estabelecimentos sejam mais dinâmicas e mais bem aplicadas.

Com a sala completa, o Mestre Rui Ventura desvendou os métodos de aplicação de RM e deu início a estruturação dos recursos, ferramentas e a preparação para o uso correto, conscientização e implantação do RM e conceitos para agregar valores aos serviços.

Com  experiência  de 35 anos  em hotelaria e mais de 25 em gerências, Mestre Rui Ventura desfilou conhecimento e muita intimidade com a administração geral,  gestão de pessoas, análise e interpretação de números e gráficos  com a implantação dos conceitos da filosofia de uma gestão eficiente por meio do  Revenue Management.

A principal mensagem que nos foi passada logo de cara é que  para uma implantação de RM eficiente os gestores  = NÃO DEVEM REDUZIR OS  VALORESDE DIÁRIA.  AGREGAR VALORES É A MELHOR FORMA DE APERFEIÇOAR A RELAÇÃO CUSTO-BENEFÍCIO-SATISFAÇÃO DE HÓSPEDES.
Uma vez que os valores de diárias estão reduzidos e avaliados “por baixo”, fica difícil recuperar a credibilidade e valores de diária nos mesmos padrões dos concorrentes diretos.

Outro assunto que foi debatido e ressaltado é a relação e a importância vital de um departamento comercial (nacional e internacional) com as operadoras e seus parceiros de mercado aliado ao planejamento para ação e captação de novos clientes.

O Evento promovido pela Águia Consultoria resaltou a importância da gestão correta das receitas, da gerência dos talentos, administração geral e interpretação correta dos gráficos apresentados e fornecidos pelo sistema.

Além do conteúdo e do programa interativo do curso, houve espaço para solução de dúvidas, como reconhecer seus concorrentes diretos, tipologia de empreendimentos, tópicos de negociação de acordos e tarifas, estipulação de preços e qualidade dos itens oferecidos e comercializados, porcentagem de lucro trabalhado em cima de serviços agregados e vendas paralelas, porcentagem de vendas e comercialização de uh´s, dicas de solução de esquemas tarifários, dicas para abordagem de clientes, esclarecimento das funções, obrigações e atribuições de cada departamento, dicas para fechamento de valores reais finais, balancetes, estudo, análise e interpretação de gráficos de desempenho, redução de custos, administração de receitas, fidelização de clientes, montagem e análise de custos para elaboração de cardápios, administração de eventos e serviço de banquetes, dicas e orientações para a difusão da cultura e disciplina de aplicação dos conceitos do Sistema de Revenue Management, elaboração de planilhas de acompanhamento e verificação de dados diários e sistemas operacionais de gestão hoteleira. A abrangência do curso é completa, rápida, objetiva, clara, direta e muito bem exposta com didática inovadora e ao mesmo tempo apegada ao conceito tradicional da hotelaria clássica, enaltecendo a necessidade de receber bem sem descuidar da necessidade de manter o fluxo com lucratividade certa e bem administrada.   

Muitos já tiveram a oportunidade de conhecer o Sistema de Gerenciamento de suas receitas, aplicar e configurar corretamente a distribuição dos rendimentos. Entender como gerenciar os rendimentos é a grande sacada do Conceito de Revenue Management. A notícia ruim a cerca da aplicação do RM é que o Sistema é muito analítico, fundamentado em cálculos e análises precisas, RM é uma cultura, uma filosofia que requer prática diária e disciplina para uso e aplicação.  Resumindo, se você não gosta de números, você é uma pessoa que não terá adaptação ao sistema de Revenue Management.

Como o nível dos membros participantes do Curso de Revenue Management em Porto de Galinhas era composto basicamente por gestores, gerentes gerais, proprietários e gerentes de departamento, o ritmo foi forte e rapidamente alcançamos 80% do nosso objetivo. Para início dos trabalhos do segundo dia a discussão se deu por conta dos conceitos trabalhados no dia anterior.  A reflexão do conhecimento adquirido e a análise de rentabilidade, e a aplicação das ferramentas do sistema de Revenue Management  trouxeram para sala a necessidade de esclarecimentos e conselhos mais pragmáticos e analíticos onde se reflete a experiência do Consultor Rui Ventura.

Ainda no segundo dia foram abordadas a finalização e conclusão dos pontos de interesse principal para a análise dos custos fixos e a diluição destes e o planejamento de contas, o perfil dos clientes, a conceituação dos produtos e serviços de alimentos, bebidas, restaurantes e eventos.

A  implantação do Revenue Management, como já foi dito anteriormente, é uma filosofia e assim sendo estaremos condicionados a compreensão de que o aumento proporcional dos lucros e gerência eficiente das receitas é uma condição fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento hoteleiro. Revenue Management é complicado, é analítico, é exato e dá trabalho.  A mensagem depois de todo este esforço é que não há sucesso sem trabalho. A dedicação e a disciplina para alimentação das ferramentas necessárias para a gerência eficiente dos dados fornecidos pelo sistema aliado as condições para satisfazer os envolvidos na administração e com a alta gestão hoteleira dependem diretamente de nosso esforço em aceitar e compreender a funcionalidade e a importância da filosofia do Revenue Management como um todo.

O evento em si, além de muito produtivo e esclarecedor, trouxe um gás novo, motivação e abriu os olhos para que as ferramentas fossem conhecidas profundamente assim como a forma de lidar com elas com a máxima eficiência. Hotelaria sem segredos, sem mistérios ou sem mágica, só se faz com a administração honesta, confiável e responsável, com foco na excelência dos serviços oferecidos e com uma gestão pragmática comprometida com os resultados desejados, visando  superar as expectativas de todos:  funcionários orgulhosos, motivados e dedicados, hóspedes satisfeitos e clientes fidelizados, uma  administração competente e eficaz e proprietários que entendam, sintam-se seguros e façam do Revenue Management não uma arma, mas sim um conjunto de regras para serem seguidas a risca, com o máximo critério.

Fica aqui registrado, o meu enorme agradecimento ao Consultor e Mestre Rui Ventura e a toda Equipe da Águia Consultoria por ter proporcionado momentos de verdadeiro deleite em relação aos conceitos de fundamentos da Alta Gestão Hoteleira, Administração  Geral e por ter aproveitado da generosidade e humildade um profissional com destaque absoluto por mais de 25 anos montando estratégias arrojadas e colhendo sucesso por onde passa.

Desejo que os outros eventos promovidos pela Águia Consultoria tenham o mesmo nível de sucesso e aproveitamento como o Curso de Revenue Management de Porto de Galinhas.
A todos os participantes, organizadores, patrocinadores, colaboradores e profissionais convidados, eu dedico meus sinceros agradecimentos e desejo-lhes muito sucesso.

Jefferson  Costa

A saber:
Agenda do Curso de Revenue Management e os próximos eventos da  Águia Consultoria;
Dia 22 de Agosto – Gramado;
Dia 24 de Agosto – Caxias do Sul;
Dia 28 de Agosto – Campo Grande;
Dia 31 de Agosto – Bonito;

Faça  já sua inscrição e consulte valores promocionais para inscrições antecipadas.

E-mail: rui@ruiventura.com.br
Blog: http://ruisventura.blogspot.com.br
Skype: aguiahotelaria
MSM: msn@ruiventura.com
Fones: (41)9627-3529 – TIM   (41)9269-9401 – Vivo  

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